Hunter × Hunter (ハンター×ハンター, Hantā Hantā?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi. É publicada na revista Weekly Shōnen Jump da editora Shueisha e atualmente tem 32 tankōbon. Em agosto de 2011, o mangá contabilizava um total de 55 milhões de copias vendidas no Japão.[1]
A série animada foi produzida originalmente pela Nippon Animation em 62 episódios e 3 OVA. Ganhou também um musicalem 2001, interpretado pelos dubladores dos personagens. No Brasil essa versão do anime estreou em 2005 pelo extinto canal pago Animax e mais tarde em 2007 pelo canal aberto RedeTV!, no bloco TV Kids. Tanto o mangá quanto o anime se encontravam paralisados até o mês de agosto de 2011, quando 2 novos volumes do mangá foram lançados seguidos por um remake do anime pela Madhouse, iniciado em outubro do mesmo ano[2] e finalizado em setembro de 2014.
Em março de 2012 o mangá entrou novamente em hiato, retornando em maio de 2014 e sendo paralisado novamente após capítulo 349, lançado em agosto do mesmo ano. A explicação oficial para as constantes pausas do mangá é a de que o autor está com problemas de saúde.[3]
Índice
[esconder]Enredo[editar | editar código-fonte]
Doze anos antes do início da história, Ging Freecss[4] deixou seu filho recém-nascido, Gon Freecss, com sua tia, Mito, na Whale Island (く じ ら 島 Kujira Shima). Gon, a quem foi dito toda sua vida que seus pais haviam falecido, descobre, através de Kite, aprendiz de Ging, que seu pai ainda está vivo e que, desde então, se tornou um estimado Hunter (caçador, emportuguês). Gon sai de casa para se tornar um Hunter como seu pai, e se submete ao exame de Hunter (ハ ン タ ー 試 験 Hanta Shiken), uma série de avaliações com testes brutais envolvendo habilidade mental, física, sobrevivência e trabalho em equipe. Durante o exame, Gon faz amizade com três dos outros candidatos: Kurapika, o último membro do clã Kurta que deseja se tornar um Hunter, a fim de vingar seu clã e recuperar os olhos escarlate-brilhante, que foram brutalmente arrancados de seus corpos por um bando de ladrões conhecidos como Phantom Troupe; Leorio, um médico em potencial que para pagar a faculdade de medicina, busca as altas recompensas financeiras que os Hunters recebem; e Killua Zoldyck, outro menino de doze anos de idade, que deixou sua antiga vida como membro da família de assassinos mais famosa do mundo. Entre muitos outros participantes, Gon continuamente encontra Hisoka, um misterioso e mortal transmutador que tem um interesse em Gon. Na fase final do exame de Hunter, Gon é aprovado, porém Killua é reprovado depois de matar outro candidato num ápice de frustração. No entanto, é revelado a existência de mais uma tarefa secreta, que é necessária para que os candidatos verdadeiramente passem o exame. O trio, então, viaja para a cidade natal de Killua, a fim de recuperar o menino de sua família controladora e arrogante.
Depois que Killua retorna ao grupo, Leorio e Kurapika partem para seus destinos, a fim de atingirem seus próprios objetivos. Os quatro amigos prometem se reunir novamente em Yorknew City (ヨ ー ク シ ン シ テ ィ Yōkushin Shiti) em setembro daquele ano. Gon e Killua decidem aprimorar suas experiências de combate e ganhar dinheiro competindo em Heavens Arena (天空 闘 技 場 Tenku Tōgijō), um arranha-céu, onde milhares de lutadores competem diariamente em torneios de luta. Lá, eles conhecem um mestre de kung fu chamado Wing, que os ensina a utilizar Nen, um tipo de energia vital, utilizado por Hunters para manifestar habilidades também sobre-humanas, considerado o requisito final para passar o exame e obter o título de Hunter. O ápice do momento é quando Gon enfrenta Hisoka nos céus de Heavens Arena em seu desafio final.
O próximo ponto da história reúne os personagens principais para o maior leilão do mundo, na metrópole de Yorknew City. Gon, Killua e Leorio tentam diversos métodos para fazer dinheiro suficiente para comprar uma cópia do jogo Greed Island, um vídeo game extremamente raro e caro, construído com propriedades de Nen, e com pistas que podem ajudar Gon a localizar seu pai. Enquanto isso, Kurapika começa a trabalhar como guarda-costas para a filha adolescente, e com habilidades clarividente, de um membro da máfia que está interessado no leilão de um par de olhos escarlate-brilhante do clã Kurta. No leilão, Kurapika cruza o caminho da gangue Phanton Troupe, que também estão na cidade, planejando o roubo de todos os bens do leilão num evento subterrâneo organizado pela mafia. A guerra entre a máfia e a gangue abala a cidade de Yorknew, e propiciou o re-encontro e envolvimento dos protagonistas. Kurapika luta com seu desejo de vingança e terá de decidir se quer ou não sacrificar seus amigos como peões desta batalha, que resulta na troca de reféns entre Kurapika e o líder da Phanton Troupe, Kuroro Lúcifer.
Nos dias finais do leilão, Gon e Killua são contratados por um multibilionário para jogar o Greed Island, um vídeo game de bilhões de dólares criado por Ging Freecss que ocorre em algum lugar no mundo real. O jogo, desenvolvido com Nen, premia somente uma pessoa, permitindo-lhe a opção de transformar três itens mágicos do jogo em itens do mundo real. Dentro Greed Island, a gangue Phanton Troupe começa a jogar o jogo por razões misteriosas, e um desconhecido homem-bomba assassina jogadores, a fim de elimina-los do jogo. Gon e Killua, ultrapassados pela alta dificuldade dos desafios, logo se juntam a Biscuit Krueger, uma experiente professora de Nen e mestre de kung fu. Com a ajuda dela, Gon e Killua começam a assumir os desafios de Greed Island na tentativa de se aproximarem do pai de Gon. Killua se afasta um curto período de Greed Island para participar do exame Hunter mais uma vez e finalmente ganhar a sua licença. O ápice do momento é quando Gon enfrenta o homem-bomba sozinho e eventualmente vence o Greed Island. Usando dois de seus cartões de recompensa, Gon e Killua viajam para a localização de um jogador a quem eles acreditam ser Ging. No entanto, eles acabam encontrando Kite.
Ao lado de Kite, Gon e Killua apreendem e colaboram com pesquisas biológicas que investigam um grupo de insetos gigantes encontrados no litoral do país. O grupo descobre que a origem veio de uma formiga rainha do tamanho de humanos, conhecida como Chimera Ant (formiga quimera, em português), que devora outras criaturas e reproduz sua descendência com as características genéticas que herda das diferentes espécies que come. A formiga rainha se instalou num vilarejo da nação Neo Green Life (NGL), que é uma região autónoma e isolada do mundo. A rainha rapidamente desenvolve gosto por devorar os seres humanos e constrói uma colônia com um grande exército para dar à luz a um poderoso rei, chamado Meruem.
Antes de Gon, Killua e Kite chegarem no vilarejo, o exército das formigas quimeras avançam para dizimar a população de NGL. A rainha morre durante o parto, mas o rei se salva e foge de NGL com seus guardas reais, e secretamente derrubam o governo da República do Leste Gorteau (東 ゴ ル ト ー 共和国), localizada nas proximidades. Em um momento o trio enfrenta a guarda real Neferpitou numa batalha sangrenta e que deixa Kite sendo manipulado pela formiga. Quando Gon descobre a verdade, ele fica furioso e promete vingança.
Sob o disfarce do antigo rei da república, Meruem inicia o processo de, forçadamente, despertar o Nen nos habitantes do Leste Gorteau, a fim de selecionar soldados para se juntar a seu próprio exército para conquistar o mundo e transformar os restantes dos habitantes em comida. A Associação dos Hunters se mobiliza rapidamente para parar o genocídio que se aproxima e envia uma equipe de Hunters exterminadores. Gon e Killua buscam por uma maneira de restaurar Kite ao seu estado normal e decidem se juntar à equipe de extermínio, a fim de encontrar Neferpitou. Enquanto isso, Meruem se torna obcecado por derrotar Komugi, uma jovem cega, no jogo de tabuleiro Gungi, em que ela é a campeã mundial invicta. O rei, continuamente, joga contra ela e perde todas as partidas, mas logo começa a respeitá-la, ainda contra toda sua má vontade e frustração. O confronto entre os Hunters e as formigas atinge o seu pico durante uma batalha entre Meruem e Netero, o presidente da Associação dos Hunters, e também no segundo encontro entre Neferpitou e Gon. Netero morre durante a luta, mas a sua morte provoca a detonação de uma arma nuclear em seu corpo que quase mata o rei. Neferpitou revela a Gon que Kite foi morto em seu primeiro confronto e que ela reanimou seu cadáver através de seu poder de manipulação. Num surto de raiva, Gon mata Neferpitou, mas fica gravemente ferido. Depois da batalha com Netero, o rei das formigas quimeras sofre amnésia devido ao impacto da explosão. Os seus guardas reais Shaiapouf e Menthuthuyoupi se aproveitam da situação e tentam assassinar Komugi antes do rei se lembrar dela, eles acreditam que o crescente respeito do rei pela humanidade possa impedir o seu destino de conquistar o mundo inteiro. No entanto, Meruem se lembra dela antes dos guardas reais poderem matá-la. Contudo, as três formigas começam a morrer por envenenamento resultante da radiação da bomba de Netero, o rei, então, decide a passar seus últimos momentos jogando uma partida final de Gungi contra Komugi.
Após o incidente das formigas quimeras foi resolvido, o alto escalão da Associação dos Hunters, os Zodiacs, começam imediatamente o processo de escolha do substituto de Netero como presidente, enquanto os outros Hunters tentam eleger um novo presidente eleito por um sistema de votação proposto por Ging, pai de Gon; Killua retorna para casa para pedir ajuda a sua irmã mais nova, Alluka para salvar Gon, que está hospitalizado em estado crítico após sua batalha com Neferpitou. No entanto, a sua família não está disposta a arriscar perder Alluka ou ter seus perigosos poderes utilizados contra eles, mas depois de escapar das tentativas de seu irmão mais velho, Illumi, para interceptá-lo, Killua consegue trazer Alluka para o lado de Gon e tê-lo totalmente recuperado, antes de selar seus poderes completamente e garantir que ela possa ter uma vida normal. Depois de ter uma breve reunião com o seu pai, Gon encontra Kite mais uma vez e fica aliviado ao ver que ele conseguiu sobreviver. Ainda sob o fardo de sua culpa, Gon retorna à Associação dos Hunter, onde questiona Ging sobre seus objetivos e descobre a verdadeira natureza da missão de seu pai.
Algum tempo depois, o filho de Netero, Beyond, monta uma expedição ao continente negro (暗 黒 大陸 Ankoku Tairiku), uma vasta area proíbida, que fica além do mundo conhecido, patrocinada pelo Reino de Kakin. Temendo que a expedição possa trazer um desastre para o mundo, assim como ocorreu em tentativas anteriores, as cinco maiores potências do mundo propõem que o Reino de Kakin se junte ao grupo em troca da propriedade sobre o que encontrarem na missão. Para acompanhar Beyond e impedi-lo de fazer algo inesperado, os Zodiacs decidem vigiá-lo, e convidam Kurapika e Leorio para se juntarem a eles, substituindo Ging e a ex-vice-presidente Pariston, que reuniram sua própria equipe por solicitação de Beyond.
Personagens[editar | editar código-fonte]
- Gon Freecss
Gon é um garoto de 12 anos que foi criado por sua tia desde pequeno e que tem a meta de se tornar um caçador para um dia reencontrar seu pai, um famoso caçador chamado Ging Freecs que perdeu sua guarda há vários anos atrás. Vivendo toda sua infância na Ilha da Baleia, um local selvagem, Gon aprende sobre sobrevivência e afina seus instintos. O garoto se dá muita bem com animais e, apesar da idade, é muito forte. Na aprendizagem do nen, consegue o poder de intensificador. Segundo Hisoka, sua personalidade inocente, impulsiva e forte é característica de pessoas com esse poder.
- Killua Zoldyck
Killua Zoldyck possui a mesma idade que Gon, mas já é um ex-assassino profissional. Sua família é dedicada ao ramo do assassinato sendo a mais conceituada e famosa do mundo. Killua é considerado um promissor membro da família, mas acaba fugindo de casa e entrando no Exame Hunter em busca de diversão, onde conhece Gon e os outros. Cultiva uma profunda amizade com Gon, seu maior amigo. Com o nen, aprende a transformação.
- Kurapika Kuruta
Kurapika Kuruta é o último membro da tribo Kuruta, uma tribo cujos membros adquiriam olhos vermelhos quando estavam sobre o efeito de fortes emoções. Ao morrerem, seus olhos se tornam permanentemente vermelhos, ganhando alto valor no mercado negro. Quando Kurapika tinha 12 anos, todo os outros membro de seu clã foram assassinados pelo grupo criminoso Genei Ryodan, que buscava as íris escarlates pelo seu alto preço. Desde então, o jovem busca vingança como o último e único sobrevivente de sua tribo, tentando recuperar todos os olhos arrancados a qualquer custo. Para isso, deseja se tornar um Hunter, ganhando acesso a informações que somente estes podem obter. Na aprendizagem de nen, masteriza as habilidades de materialização.
- Leorio Paladiknight
O membro mais velho do grupo, Leorio quer se tornar um Hunter para conseguir dinheiro e estudar medicina, podendo então alcançar seu sonho de se tornar um médico. Esse desejo vem devido um incidente que lhe ocorreu no passado, quando seu melhor amigo ficou doente e morreu por não possuir dinheiro para se tratar. Leorio é um personagem cômico, mas possui grande habilidade, embora não entrem em tantos confrontos quanto os outros protagonistas. No anime, ele só luta uma vez (contra Kurapika, no inicio do teste Hunter). Existe uma forte comparação entre Leorio e Kuwabara, personagem da série Yu Yu Hakusho, uma vez que os dois são os personagens mais bem humorados das duas séries e que ambas são obras do mesmo autor. Sua habilidade nen é do tipo Emissão.
KATEKYO HITMAN REBORN
- Dias Normais (Epi 1 ~ 18) (Cap 1 ~ 61)
É a primeira saga, onde são introduzidos os personagens principais de série e a rotina de Tsuna, o quanto sua vida fica mais maluca a cada dia que passa após a vinda deReborn como seu professor particular para torná-lo um líder da máfia. Vilão Principal: Nenhum
- Contra o colégio Kokuyo (Saga do Mukuro) (Epi 19 ~ 26) (Cap 62 ~ 81)
É a segunda saga após a entrada da maioria dos personagens relevantes. O grande vilão é Mukuro, que começa a atacar os estudantes de Namimori. Ele derrota Hibari após ele ser infectado por um "trident mosquito" do hitman Shamal que transmitiu a doença "Sakura-kura", usando uma de suas ilusões, e desde então, vai derrotando um a um os lutadores mais fortes de Namimori. É nessa saga que a família do Tsuna começa a agir como uma família da máfia (apesar de Yamamoto ainda pensar ser tudo uma brincadeira) e também nessa saga que Tsuna mostra o Hyper Mode e as X-Gloves, luvas usadas para lutar semelhantes as do Primo. A série finalmente mostra como será seu caráter, voltando-se para uma história mais de ação do que comédia. Vilão Principal: Rokudo Mukuro
Os episódios 27 ~ 33 podem ser considerados parte da saga Normal Days, pois possuem a temática de comédia e originalmente no mangá, foram publicados antes da saga Contra o colégio Kokuyou.
- Batalha pelos Anéis (Saga Varia) (Epi 34 ~ 65) (Cap 82 ~ 135)
Varia é a elite de assassinos da Vongola, e seu líder Xanxus, filho do no 9º Vongola reclama o título de 10º Vongola. Começa então a batalha dos anéis, em que cada guardião dos anéis tem que se enfrentar pelo futuro do 10º Vongola já que houve divergência entre a escolha do nono vongola e de seu sub-chefe, pai de tsuna. Essa é a saga mais instigante da série, e supera em muito a saga de Kokuyou. As lutas entre os guardiões são: Sasagawa Ryohei x Lussuria (Guardiões do Sol), Lambo x Levi A Than (Guardiões do Trovão), Gokudera Hayato x Belphegor (Guardiões da Tempestade), Yamamoto Takeshi x Superbi Squalo (Guardiões da Chuva), Chrome Dokuro (Rokudo Mukuro) xMammon (Guardiões da Névoa), Hibari Kyoya x Gola Mosca (Guardiões da Nuvem) e Tsuna x Xanxus (Herdeiros do Céu). Vilão Principal: Xanxus
Os episódios 66 ~ 73 podem ser considerados parte da saga Normal Days, pois possuem a temática de comédia e originalmente no mangá, foram publicados antes da saga Contra o colégio Kokuyou.
- Futuro¹ (Epi 74 ~ 141) (Cap 136 ~ 239)
Tudo começa com uma briga entre Reborn e Lambo, na qual resulta a Jyuunen Bazooka acertando Reborn. Quando estava para ser atingido não havia tempo de se mover, sendo enviado para o futuro. Entretanto, o Reborn de 10 anos do futuro não trocou de lugar com o do passado, deixando Tsuna preocupado. Ele conta o ocorrido paraGokudera Hayato e Haru, que procuram Reborn pela cidade, sem sucesso em encontrá-lo. Por acidente, Tsuna acaba indo para o futuro (com a Jyuunen Bazooka obviamente), e ao chegar lá, ele se encontra dentro de um caixão. Ao sair, encontra Gokudera do futuro, que explica a situação do futuro: a família Millefiore está no poder, e Tsuna e Rebornforam mortos pela família soberana. Logo Gokudera do passado chega no futuro também. Perdidos e ameaçados eles são escoltados por Lal Mirch, a única arcobalenosobrevivente do futuro. Ela os leva ao esconderijo da Vongola, onde eles descobrem que as lutas do futuro são dominadas por artefatos chamados "Caixas" (Box, na versão original), que são ativados através da chama de anéis. Também descobrem que o Tsuna do futuro achou prudente destruir os Anéis Vongola, pois estes seriam fonte de conflitos e trariam risco à humanidade. Pela falta destes anéis, a família Millefiore, que tem os Anéis Mare (igualmente poderosos aos da Vongola) dominou o futuro e está exterminando a Vongola. Byakuran, líder da Millefiore, quer coletar as sete chupetas dos Arcobalenos e os 7 Anéis Vongola, juntando aos 7 Anéis Mare, para formar o chamadoTrinisette ou 7³. Os materiais que consistem o Trinisette são os materiais relacionados com a criação do mundo (este é um dos motivos da superioridade dos Anéis Vongola e Mare), portanto, ao obter o Trinisette, Byakuran obteria um incrível poder. Com a chegada de Tsuna e seus amigos, surge uma esperança contra o terrível plano de Byakuran. Algo que já não existia mais no futuro: os Anéis Vongola. Com a chegada destes anéis a perseguição da Millefiore à Vongola se intensifica, sucedendo uma série de difíceis batalhas. Vilão Principal: Byakuran, Genkishi e Gamma
- Desafios dos Arcobalenos (Epi 142 ~ 153) (Filler)
Está saga existe apenas no anime. Depois que Tsuna soube que Irie Shoichi era seu aliado, ele recebeu de Shoichi sua primeira Box. Porém ainda é incapaz de abri-la, pois para isto deve obter as Marcas dos Arcobaleno, e para isso, precisa passar nos Desafios dos Arcobaleno, um tipo de teste único que cada arcobaleno fara a Tsuna e sua família. Então Irie Shoichi mandou Tsuna e seus amigos temporariamente para o passado, dando tempo de 1 semana para passar nos desafios dos arcobalenos e voltar (ao voltarem na verdade apenas se passaram 10 minutos no futuro). Dessa maneira Tsuna, Gokudera, Yamamoto, Ryohei, Chronme e Hibari enfrentam os desafios dos 7 arcobalenos, poem no final um deles acaba revelando ter outros planos. Vilão Principal: Verde
- Choice (Epi 154 ~ 177) (Cap 240 ~ 257)
Faz parte da saga do futuro. Após passarem nos Desafios dos Arcobaleno, Tsuna e seus companheiros recebem uma mensagem de Byakuran: todos os Seis Coroas Funebres("Roku Chouka", no original) eram falsos, ou seja, os Reais Seis Coroas Funebres são muito mais poderosos. Byakuran permite que a Família Vongola descanse e treine por alguns dias, antes de iniciar o Choice Game, um tipo de batalha desenvolvido por Byakuran e Irie Shoichi quando eram mais jovens, onde se escolhe por uma "roleta" uma determinada quantidade de pessoas de um tipo de chama para uma luta num campo também determinado. Nessa saga podemos ver um pouco dos poderes dos Reais Coroas Fúnebres Daisy (Sol), Kikyo (Nuvem) e Torikabuto (névoa). É a segunda parte da saga do futuro. Vilão principal: Byakuran e Kikyo
- Desafios da Primeira Família Vongola (Epi 178 ~ 188) (Filler)
Esta saga somente existe no Anime. Reborn viu que os poderes dos guardiões atuais não eram suficientes para derrotar Byakuran, então ele os manda para o passado de novo e faz um trato com o primeiro Vongola (Giotto). Os antigos guardiões vão fazer testes para os atuais e ver se são dignos do poder antigo dos guardiões. Yamamoto Takeshi XAsari Ugetsu (Chuva), Lambo X Lampo (Trovão), Gokudera Hayato X G (Tempestade), Chrome Dokuro/Rokudo Mukuro X Daemon Spade (Névoa), Sasagawa Ryohei X Knucle(Sol), Hibari Kyoya X Alaude (Nuvem) e Sawada Tsunayoshi X Primo (Céu). O episódio 189 é apenas uma retrospectiva de tudo que aconteceu nas últimas duas sagas. Vilão Principal: Nenhum
- Saga Batalha Decisiva do Futuro (Epi 190 ~ 203) (Cap 258 ~ 282) (Interromperam o anime no episódio 203, o final da saga, por que o anime estava perto do mangá, então por enquanto o substituiram por Bakuman)
Após conseguirem as heranças com a família da primeira geração, Tsuna e seus guardiões juntamente com sua família têm chances consideráveis para derrotar os verdadeiros Roku Choukas (Seis Coroas Funebres, no português). Esta saga mostra as lutas que decidem o futuro em que Tsuna e sua família viverão. Descobrimos que um dos aspectos especiais dos verdadeiros Roku CHouka é a Shura Kaikou (Box da Carnificina, no português) que é ativado por uma box que cada Roku Chouka possui em seu próprio corpo, esse poder transforma os corpos dos Roku Choukas em armas de box o que ajuda Byakuran quando o mesmo envia Ghost um de seus "eus" dos outros mundos paralelos que na verdade é apenas um amontoado de chamas do trovão, ele é o verdadeiro roku chouka do trovão que apenas serve para absorver chamas de aliados e inimigos e absorver armas de box e enviar tudo para Byakuran, o que acaba matando todos os Roku Chouka menos Kikyo que foi revelado ser o mais forte dos Roku Chouka. Também podemos ver o restante das Vongola Box e câmbio formas dos guardiões de Tsuna e do próprio, e descobrimos que o arcobaleno do céu (Uni) apenas serve para ressuscitar os outros arcobalenos caso eles morram (como aconteceu no futuro) e ela acaba se sacrificando, também temos a aparição da Primo Famiglia (apenas Giotto no manga) que liberam a verdadeira forma dos anéis Vongola. Após derrotar Byakuran todos voltam ao passado de novo com a máquina redonda de Irie e o poder do 7³, porém eles causam um terremoto que iniciaria a saga seguinte. Vilão Principal: Byakuran
- Família Simon (Cap 283 ~ 346)
Nesta saga, é descoberto um pouco mais do passado da família de Giotto quando o nono resolve convocar todas as famílias da máfia para promover a sucessão de Tsuna como 10º Chefe Vongola. Após as batalhas do futuro, Tsuna e seus amigos voltam para casa no passado. Porém, sua chegada causa um terremoto, e isso faz com que sete estudantes sejam transferidos para o Colégio Nanimori. Posteriormente, é revelado que os alunos transferidos fazem parte da Família Shimon, uma família de pequeno porte da máfia, relativamente desconhecida, até mesmo pelo Reborn. Porém, esse grupo - formado por Kozato Enma, Suzuki Adelheid, Aoba Koyo, Mizuno Kaoru, Ooyama Rauji, Katou Julie e P. Shitt - quer destruir a Família Vongola pela traição do Vongola Primo, que abandonou o Primeiro Shimon. Para isso, eles pretendem se infiltrar na Cerimônia de Herança para pegar o Delitto (Pecado), um artefato que contem o sangue do primeiro Shimon, e usá-lo combinado com os anéis da Terra, que tem o poder de rivalizar com os anéis Vongola, apos isso a familia de Tsuna usa o sangue de Primo para atingir a forma verdadeira de seus aneis para poderem lutar em igualdade contra a familia Shimon. Agora, Tsuna e seus Guardiões devem enfrentar a familia Shimon - ou serão confinados para sempre na prisão de Vindice.
- Maldição do Arco-íris (Cap 347 ~ 409) (Última Saga)
Os Arcobalenos se reuniram porque descobriram um "Oitavo Elemento" chamado chama da noite, e um arcobaleno chamado "Bermuda Von Vichtenstein".Reborn também chama a família de Dino Cavallone e a família Vongola para serem representantes de uma batalha que poderá libertá-lo da "Maldição dos Arcobalenos". Essa batalha é feita em um sistema de relógios, que são entregues a cada arcobaleno e seus representantes. Os relógios contém um dispositivo que mostrará a contagem regressiva para as lutas entre representantes, além do objetivo principal das lutas ser destruir o relógio do líder dos representantes (no caso de Reborn, ele é o Tsuna). Outra função importante do relógio é o comando de ajuda, que pode ser usado pelos arcobalenos para auxiliar seus representantes quando os mesmo estiverem em perigo. Quando ativado, o comando permite que o arcobaleno ingresse na luta e volte a sua forma original (adulta), por 3 minutos (este comando foi utilizado por Skull quando seu representante, Kozato Enmaestava apanhando para a Varia, que são os representantes de Viper). Enquanto a luta se intensifica muitos segredos dos personagens são revelados (como o motivo da doença de Chrome, o motivo do Mukuro ter tirado ela do grupo, a história dos Arcobalenos e de Bermuda). Com o passar do tempo Bermuda começa a jogar sujo lutando contra os outros e destruindo seus relógios, e depois ele revela o nome do "Oitavo Elemento" e seu objetivo. No final, Reborn pergunta para Tsuna se ele quer se tornar o Décimo Vongola, e este diz que não. Com essa resposta, Reborn vai embora, porém dias depois ele retorna dizendo que Tsuna agora é o "Neo Primo", e que agora ele tem muitos amigos que irão ajudá-lo a ser um bom mafioso.
Diferenciais da sémanter-se nas tradições do estilo Weekly Shōnen Jump, possui elementos que o destacam da maioria.[editar | editar código-fonte]
- Viagem no Tempo (Time Travel): Reborn! tem em seu enredo um dos maiores temas discutidos na ciência atual: viagem no tempo e dimensões paralelas. Porém, apesar de toda a complexidade do assunto, isto é tratado de forma mais simplificada possível.
- Temática da Máfia: assim como na maior parte das séries shōnen, é tratado de forma fantasiosa. Porém, em certos episódios, Tsuna encara a sangrenta realidade da Máfia Italiana.
- Temática da Amizade explorada de forma natural, apresentada em situações (nada) comuns, na saga "Normal Days".
- A frequente utilização das Armas de Box que são ativas por seus anéis Vongola! Estes oferecem aos personagens (armas especiais do Shinu ki no Honoo), tornando as batalhas mais interessantes, na saga do Futuro em diante.
- Os Arcobalenos são um grande destaque da série. Bebês mafiosos são um elemento bastante inusitado.
Video games[3] [editar | editar código-fonte]
Tal como a grande maioria dos títulos da Shōnen Jump, Katekyō Hitman Reborn! Possui uma grande quantidade de jogos de videogame nele baseados.
Playstation 2: ...
- Katekyo Hitman Reborn! - Let's Ansatsu!? Nerawareta Juudaime!: jogo estilo Novel, aonde você vai escolhendo os diálogos do personagem e decide o rumo da história. Aparentemente, conta com alguns minigames.
- Katekyo Hitman Reborn Nerae!? Ring x Bongole Returns: jogo no mesmo estilo do anterior.
- Katekyo Hitman Reborn! - Dream Hyper Battle: Jogo de luta em 3D, envolvendo os personagens até a saga Kokuyo (o líder da Varia Xanxus aparece como especial). O estilo de jogo lembra Power Stone e semelhantes.
- Katekyo Hitman Reborn! - Kindan no Yami no Delta: Jogo de luta em 3D em terceira pessoa (similar a Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi). Este jogo possui um sistema de ataques onde cada distância corresponde a um tipo de ataque (Longa-Média-Curta). Cada personagem possui um estilo de luta único, e neste jogo são incluídas algumas Armas de Box. Estão disponíveis os principais personagens de até o início da Saga do Futuro, porém o estilo de luta da maioria corresponde ao utilizado na Saga da Batalha Pelos Anéis.
Playstation Portable (PSP):
- Katekyo Hitman Reborn! - Battle Arena: jogo de luta em 3D side-scrolling (ao estilo de Street Fighter), envolvendo quase todos os personagens principais até a Saga do Futuro. Possui um sistema de customização, onde você pode criar seu personagem ou modificar um existente. Um dos melhores jogos da série, na opinião dos fãs e não-fãs.
- Katekyo Hitman Reborn! - Battle Arena 2 - Spirits Burst: segue o estilo do anterior, porém com mais personagens e mais opções de customização.
- Katekyo Hitman Reborn! - Kizuna no Tag Battle: Jogo de Luta em 3D, envolve personagens até saga do futuro. Para ser mais preciso, até depois do Choice.
- Katekyo Hitman Reborn! - Dream Hyper Battle! Wii: é similar ao jogo homônimo para PS2, porém com leves mudanças na jogabilidade, gráficos levemente superiores e alguns personagens extras.
- Katekyo Hitman Reborn! Kindan no Yami no Delta: possui algumas mudanças na jogabilidades em relação à versão PS2. A grande diferença é o modo Versus, onde, na versão de PS2, é igual ao jogo "Dream Hyper Battle". Já na versão Wii, o modo Versus segue a mecânica do próprio "Kindan no Yami no Delta".
- Katekyo Hitman Reborn! DS: o game consistem em vários minigames em 2D, utilizando-se da caneta Stylus do portátil. Envolve a saga "Normal Days" e "Kokuyo".
- Katekyo Hitman Reborn! - Bongole Shiki Taisen Battle Sugoroku: jogo de minigames (?).
- Katekyo Hitman Reborn! DS: Mafia Daishuugou Bongole Festival: jogo de minigames em 3D. Semelhante a Mario Party. Envolve a Saga do Futuro.
- Katekyo Hitman Reborn! DS - Flame Rumble Mukuro Kyoushuu: jogo de luta em 2D, primeiro da série "Flame Rumble". A jogabilidade é bem simples.
- Katekyo Hitman Reborn!! DS - Flame Rumble Kaien Ring Soudatsuen!: jogo de luta em 2D, segundo jogo da série "Flame Rumble". Neste jogo é adicionado o sistema de "Suporte" e possui os personagens até a Saga "Vs. Varia". Nesta versão, o jogo passa a ter um "Story Mode" (ausente no anterior), porém jogabilidade ainda simples.
- Katekyo Hitman Reborn! DS - Flame Rumble Hyper - Moeyo Mirai: jogo de luta em 2D, terceiro jogo da série "Flame Rumble". Envolve a maioria dos personagens até o início da Saga do Futuro (incluindo os de suporte). A jogabilidade é levemente melhorada e é adicionado o sistema de Boxes no jogo.
- Katekyo Hitman Reborn! DS - Flame Rumble X - Mirai Chou-Bakuhatsu!! : jogo de luta em 2D, quarto jogo da série "Flame Rumble". Possui praticamente todos os personagens (luta e suporte) e Armas de Box da série até o final da primeira parte da Saga do Futuro. A jogabilidade é nitidamente melhorada, e conta com o sistema de "Especiais em dupla/combinados".
- Katekyo Hitman Reborn! - Fate of Heat : jogo de RPG em 2D. Envolve a Saga "Kokuyo" e "Vs. Varia", porém com pequenas modificações no enredo. O sistema de batalha funciona por meio de cartas, as quais representam o ataque, defesa, item, etc.
- Katekyo Hitman Reborn! DS - Fate of Heat II - Unmei no Futari: sequência de "Fate of Heat", porém em 3D e envolvendo a Saga do Futuro. Desta vez, as modificações no enredo são um tanto maiores.
- Katekyo Hitman Reborn! DS - Fate of Heat III: continuação de Fate of Heat II . A jogabilidade foi melhorada e conta com uma história paralela ao anime, envolvendo até um oitavo guardião Vongola
- Katekyo Hitman Reborn! - Ore ga Boss! Saikyou Family Taisen: Jogo baseado em minigames, com personagens até a saga do futuro.
- Katekyo Hitman REBORN!- Flame Rumble XX Real Roku Chouka: Jogo de luta em 2D e o 5º da série Flame Rumble, possui algumas melhorias e 100 personagens (todos até o final da saga: Batalha do Futuro incuindo as Shura kaiokous e Câmbio Formas)
FULLMETAL ALCHEMIST
Fullmetal Alchemist (鋼の錬金術師, Hagane no Renkinjutsushi?, lit. "Alquimista de Aço"), é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hiromi Arakawa. O mundo de Fullmetal Alchemist é baseado no período pós-Revolução Industrial europeu. Situado num universo ficcional em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem, a história centra-se nos irmãos Edward e Alphonse Elric, que desejam restaurar seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia.
O mangá foi publicado pela editora Square Enix na revista Monthly Shōnen Gangan, com 108 capítulos compilados em 27tankōbon. Recebeu uma adaptação para série de anime produzido pela Bones, totalizando 51 episódios exibidos entre 4 de outubro de 2003 e 2 de outubro de 2004, posteriormente foi lançado o filme Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa, uma sequência que concluiu a história do anime. Contudo, foi criada uma segunda série intitulada Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que abrangeu 64 episódios, e foi transmitida entre 5 de abril de 2009 e 4 de julho de 2010. A franquia também deu origem a vários light novels, OVAs, jogos eletrônicos e outras mercadorias.
O mangá foi licenciado no Brasil pela Editora JBC em 2007, que o publicou, diferentemente da versão original, em 54 volumes. A primeira versão do anime, foi dublada pelo estúdio Álamo para a transmissão no Brasil, e em 2005 a série começou a ser exibida no Animax, terminando sua exibição em 2006, mesmo ano em que passou a ser transmitido no blocoTV Kids da Rede TV!. Sua sequência foi disponibilizada no site do SIC Radical a partir de 2010, com o áudio original e legendas em português, enquanto no Brasil foi exibida pelo Sony Spin em 2011.
Enredo[editar | editar código-fonte]
Edward e Alphonse Elric são dois irmãos alquimistas procurando o catalisador lendário chamado Pedra Filosofal, um objeto poderoso que lhes permite restaurar seus corpos (que foram perdidos numa tentativa de trazer sua mãe de volta à vida pelo uso da alquimia). Nascidos na aldeia de Resembool no país chamado Amestris (アメストリス, Amesutorisu?), os dois irmãos viviam na aldeia com sua mãe Trisha Elric.[1] O pai deles, Von Hohenheim, saiu de casa por razões desconhecidas, e anos mais tarde, sua mãe Trisha Elric morreu de uma doença incurável, deixando, portanto, os dois irmãos sozinhos. Após a morte de sua mãe, Edward decide ressuscitá-la através da alquimia,[2] uma ciência avançada em que os objetos podem ser criados a partir de matérias-primas. Eles pesquisaram sobre Transmutação Humana, uma técnica proibida em que se tenta criar ou modificar um ser humano. Essa tentativa, todavia, fracassou e consequentemente Edward perdeu sua perna esquerda e Alphonse seu corpo inteiro. Numa tentativa desesperada de salvar seu irmão, Edward sacrifica seu braço direito para unir a alma de Alphonse a uma armadura.[3] Alguns dias depois, um alquimista chamado Roy Mustang visita os irmãos Elric e propõe que Edward se torne um membro do Estado Militar de Amestris em troca de mais materiais de pesquisa para que eles possam encontrar uma maneira de recuperar seus corpos. Após isso, a perna esquerda e o braço direito de Edward são substituídos por um tipo avançado de prótese chamada de automail, construídas por sua amiga Winry Rockbell e sua avó Pinako.[2]
Edward, então se torna um Alquimista Federal (国家錬金術師, Kokka Renkinjutsushi?),[4] um alquimista contratado pelo Estado Militar de Amestris, que aniquilou a maior parte da raça Ishibaliana na década passada. Ao se tornar um Alquimista Federal, ele passa a ter acesso aos vastos recursos disponíveis àqueles que exercem o cargo. Os irmãos partem em uma busca pela Pedra Filosofal como um meio de restaurar seus corpos. Ao longo de sua jornada, eles encontram aliados e inimigos, incluindo aqueles que estão dispostos a fazer qualquer coisa para obter a Pedra Filosofal: Scar, um dos poucos sobreviventes de Ishbal, que busca vingança contra os Alquimistas Federais pela destruição de sua raça;[5] e os homúnculos, um grupo de criaturas parecidas com humanos que carregam pedaços da Pedra Filosofal dentro deles e que por isso tem a capacidade de sobreviver a quase qualquer dano.[6]
À medida que a história progride, Edward e Alphonse descobrem que foram os homúnculos, que criaram e, secretamente, controlaram o Estado Militar de Amestris. Os homúnculos e grande parte dos oficiais de alta patente militar são comandados por de trás das cortinas pelo criador dos homúnculos, um homem conhecido simplesmente como "Pai",[7] que ganhou a imortalidade através da Pedra Filosofal, que ele criou, enganando Hohenheim séculos antes do início da série. Ele planeja usar Amestris como um círculo de transmutação gigante, a fim de transmutar todo o país por razões desconhecidas pelos Elric. Quando Edward e Alphonse descobrem os planos de Pai, eles, juntamente com outros membros do Estado Militar, partem para derrotá-lo.[8]
Diferenças do primeiro anime[editar | editar código-fonte]
No início, o enredo do primeiro anime segue basicamente a mesma história do mangá, porém ele diverge bastante deste, perto do meio da trama,[9] quando Ed e Al se encontram com sua professora Izumi Curtis. Dante, uma antiga amante de Hohenheim, atua como a principal antagonista da série, o que não acontece no mangá, onde ela nem aparece.[10] Vários séculos atrás, antes do começo da série, os dois criaram uma pedra filosofal e adquiriram um tipo de imortalidade, onde eles transferem suas almas e intelectos para outros corpos, conforme envelhecem. Apesar de Dante ainda ser capaz de trocar de corpo com a última pedra que ela e Hohenheim criaram, ela não possui o conhecimento completo sobre como fazer uma. Então, quando Hohenheim a abandona, por se sentir culpado pelo sacrífico de tantas vidas, ela usa os homúnculos para incentivar os irmãos Elric, e outros alquimistas desesperados, à criarem outra pedra filosofal para ela.[11]
Quando Scar cria a pedra filosofal, ele infunde a pedra na armadura de Alphonse, o que leva ao sequestro deste.[12] Quando Edward vai ao seu resgate, ele é morto pelo homúnculo Inveja, o que faz com que Al utilize a pedra para reviver seu irmão, desaparecendo no processo. Enquanto isso, Dante tenta escapar, mas é morta por Gula, um homúnculo cuja mente ela havia destruído e por isso ele não reconheceu sua mestra. Após ser revivido, Edward decide dar sua vida em troca da vida de seu irmão; como resultado, ele vai para um universo paralelo, enquanto Alphonse recupera seu corpo. Determinado a se reencontrar com seu irmão, Ed começa a estudar foguetes, com a intenção de usar essa tecnologia para tentar voltar para seu mundo.[13]
Produção[editar | editar código-fonte]
Após ler sobre a pedra filosofal, Arakawa disse que ficou atraída pela ideia de usar alquimia como tema para um mangá. Ela gostou tanto do assunto que começou a ler livros sobre o tema, o que achou complicado pelo fato de alguns livros contradizerem os outros. Os aspectos filosóficos despertaram mais o interesse da autora do que os práticos.[9]Para o conceito da troca equivalente, ela se inspirou em seus pais, que tinham uma fazenda em Hokkaido e se esforçavam ao máximo para conseguirem dinheiro para poderem comprar alimentos.[14]
Arakawa quis acrescentar problemas sociais à história, então ela reuniu informações assistindo noticiários e falando com pessoas, como refugiados, veteranos de guerra e ex-yakuza. Vários elementos do enredo abrangem esses temas, como, por exemplo, o fato de Pinako Rockbell cuidar dos irmãos Elric, após a morte de sua mãe, e os irmãos ajudarem as pessoas de todo o país, para compreenderem o significado da família. O mundo fictício de Fullmetal Alchemist foi criada após ela ler sobre a Europa durante o período de Revolução Industrial; A autora se impressionou com o quão diferente as pessoas de diferentes países eram, em termos de cultura, arquitetura e vestimentas. Arakawa estava especialmente interessada na Inglaterra durante esse período e "adicionou seu próprio tempero para transformá-lo em um mundo de fantasia."[9]
Quando a série começou a ser publicada, a autora já havia pensado como a história deveria terminar: ela queria que os irmãos Elric recuperassem seus corpos, mesmo que parcialmente.[15] No entanto, com o decorrer da trama, ela sentiu que alguns personagens haviam amadurecidos e decidiu mudar algumas cenas, como resultado disso ela teve que improvisar os rostos de alguns personagens nas mesmas.[14] Na criação do design dos personagens, comenta que os mangakás Suihō Tagawa e Hiroyuki Eto são suas principais inspirações e descreve sua arte com um misto de ambos. Dentre os personagens da série, o mais fácil para se desenhar, segundo Arakawa, foi Alex Louis Armstrong; animais pequenos também não foram difíceis. Devido ao fato de gostar de cães, adicionou diversos na história.[16] Ela tornou a comédia o foco principal no mangá, pois por achar que seu trabalho é destinado ao entretenimento, quis minimizar o foco nas cenas tristes.[14]
Quando o mangá já estava perto de atingir a marca de quarenta capítulos, Arakawa tentou tornar a história mais rápido até chegar à conclusão. Para evitar fazer esses capítulos menos divertidos do que os outros, detalhes desnecessários foram removidos e um clímax desenvolvido. A remoção de pormenores também foi necessário uma vez que o número de páginas que ela tem para trabalhar com na Monthly Shōnen Gangan não era suficiente para todo o conteúdo do enredo que ela queria adicionar. Como resultado, a aparição de certos personagens foi limitada a alguns capítulos.[17] Inicialmente, Arakawa acreditava que a série duraria 21 volumes, mas a série rendeu 27 edições ao invés disso. Ao terminar a publicação do mangá após nove anos, ela estava satisfeita com seu trabalho pois acreditava que tinha abordado todos os temas que queria com a série.[15]
Durante o desenvolvimento do primeiro anime, a autora permitiu que a equipe de produção trabalhasse de forma independente dela e pediu que ele tivesse um final diferente do mangá. Ela disse que não gostaria de repetir o mesmo final em ambos os formatos e queria fazer o mangá se tornar maior para ter mais tempo para trabalhar no desenvolvimento dos personagens. Ao assistir o final do anime, ela se impressionou pelo quão diferente as criaturas homúnculos eram do mangá e apreciou as ideias que os produtores tiveram sobre as origens dos vilões.[9] Por ajudar o estúdio Bones na criação da série, ela ficou ocupada e teve pouco tempo para fazer as ilustrações das capas do mangá.[17]
Temas[editar | editar código-fonte]
A série explora problemas sociais sobre os quais a autora estudou. Isto incluí as consequências da guerrilha e da quantidade de soldados violentos que um exército pode ter.[18]O passado de Scar e seu ódio contra os militares do Estado são uma referência aos ainus, que tiveram suas terras tomadas por outras pessoas.[9] Algumas pessoas que tomaram posse da terra dos ainus por acaso eram originalmente ainus, o que é referenciado ironicamente pelo fato de Scar usar alquimia para matar alquimistas.[9] O modo como Pinako Rockbell adota os irmãos Elric reflete o modo como Arakawa acredita que a sociedade deve tratar os órfãos. As ocupações que exigem dedicação ocupadas por alguns personagens envolvem a forma como as pessoas têm que trabalhar duro para garantir que terão algo para comer.[19] Fullmetal Alchemist também explora o conceito de troca equivalente: a fim de obter algo novo, a pessoa deve pagar por algo de mesmo valor. Isto é aplicado pelos alquimistas ao criarem novos materiais, mas também é uma crença seguida por Edward e Alphonse.[20]
Mídias[editar | editar código-fonte]
Mangá[editar | editar código-fonte]
O mangá escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa, foi publicado pela Square Enix na revista Monthly Shōnen Gangan entre a edição de agosto de 2001 (publicada em 12 de julho) e junho de 2010, gerando um total de 108 capítulos.[21] Uma história paralela a série foi publicada na edição de outubro da Monthly Shōnen Gangan em 11 de setembro de 2010.[22] Na edição de julho de 2011 da mesma revista, o "protótipo" da série foi lançado.[23]
A Square Enix compilou todos capítulos em 27 tankōbon, com o primeiro sendo publicado em 22 de janeiro de 2002 e o último em 22 de novembro de 2010.[24] [25] Alguns capítulos foram republicados em revistas do Japão como "números extras" e Fullmetal Alchemist: The First Attack, que incluem os nove primeiros capítulos da série e histórias paralelas.[26] Em 22 de julho de 2011, a editora começou a republicar Fullmetal Alchemist no formato kanzenban.[27] No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC em 54 volumes entre 2007 e 2011.[28] [29]
Animes[editar | editar código-fonte]
Fullmetal Alchemist[editar | editar código-fonte]
Ver também: Lista de episódios de Fullmetal Alchemist
O estúdio de animação Bones adaptou o mangá para uma série de anime de 51 episódios. A série foi dirigida por Seiji Mizushima, escrita por Shō Aikawa e co-produzida entre o estúdio, Mainichi Broadcasting System (MBS) e Aniplex. O design dos personagens foi feito por Yoshiyuki Itō. O anime estreou no Japão na MBS, TBS e Animax em 4 de outubro de 2003, substituindo Mobile Suit Gundam SEED, e foi exibido até 2 de outubro de 2004.[30] [31] [32] Parte do anime e seu fim diferem da história do mangá, pois quando ele foi finalizado o mangá ainda estava em publicação.[9] No Brasil, a versão dublada ficou a cargo do estúdio Álamo e estreou em 2005 no Animax, sendo exibida até 2006,[33]ano em que passou a ser transmitida no bloco TV Kids da Rede TV!.[34]
Todos os episódios da série foram lançados pela Aniplex em treze DVDs entre 17 de dezembro de 2003 e 26 de janeiro de 2005, no Japão.[32] A Focus Filmes distribuiu DVDs com a versão dublada, no Brasil.[35] Cinco OVAs baseados na série também foram lançados. A maioria deles com histórias paralelas sem relação com o enredo do anime. Um deses incluí cenas em live-action, onde Alphonse percorre uma cidade. Um DVD com esses OVAs foi lançado em 29 de março de 2006.[36] Em 28 de de janeiro de 2009, o estúdio Bones lançou uma coletânea, que incluem os 51 episódios do anime, o filme, as trilhas sonoras e guidebooks da série.[37]
Aberturas e Encerramentos[editar | editar código-fonte]
| Aberturas | Encerramentos | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Nº | Música Tema | Episódios | Nº | Música Tema | Episódios |
| 1 | "Melissa" (por ak.homma e Porno Graffiti) | 2-13 | 1 | "Kesenai Tsumi" (por Nana Kitade) | 2-13 |
| 2 | "READY STEADY GO" (por L'Arc~en~Ciel) | 14-25 | 2 | "Tobira no Mukou e" (por YeLLOW Generation) | 14-25 |
| 3 | "Undo" (por Cool Joke) | 26-41 | 3 | "Motherland" (por Crystal Kay) | 26-41 |
| 4 | "Rewrite" (por Asian Kung-Fu Generation) | 42-51 | 4 | "I Will" (por Sowelu) | 42-51 |
Fullmetal Alchemist: Brotherhood[editar | editar código-fonte]
No 20º volume do mangá, Arakawa anunciou que uma segunda série de anime baseada em Fullmetal Alchemist estava sendo produzida. Bones produziu a série com Yasuhiro Irie como diretor e Hiroshi Ōnogi como roteirista. Na versão japonesa, o título do anime é também Fullmetal Alchemist, no entanto é usado Hagane no Renkinjutsushi: Fullmetal Alchemist (鋼の錬金術師 FULLMETAL ALCHEMIST, Hagane no Renkinjutsushi: Furumetaru Arukemisuto?, abreviado como 鋼の錬金術師FA) para poder se diferenciar da série de 2003.[38] [39] Estreou em 5 de abril de 2009, na MBS-TBS, e diferentemente da primeira versão, seguiu a história do mangá,[40] com o último episódio sendo exibido em 4 de julho de 2010.[41] Em Portugal, essa adaptação foi disponibilizado no site do SIC Radical a partir de 6 de outubro de 2010, com legendas em português,[42] enquanto no Brasil, a série foi dublada novamente pela Álamo e começou a ser exibida no canal Sony Spin em 6 de junho de 2011.[43] [44] O título Fullmetal Alchemist: Brotherhood foi escolhido pelo Animax Asia para a transmissão em inglês;[45] nome que foi, posteriormente, adotado por outros países, entre eles Brasil e Portugal.[42] [44] A Aniplex começou a lançar a série em blu-ray e DVD em 26 de agosto de 2009, com o primeiro volume contendo dois episódios em um OVA.[46] Outros dois OVAs foram incluídos no quinto e no nono volume e um total de dezesseis volumes foram lançados até 24 de novembro de 2010.[47]
Aberturas e Encerramentos[editar | editar código-fonte]
| Aberturas | Encerramentos | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Nº | Música Tema | Episódios | Nº | Música Tema | Episódios |
| 1 | "Again" (por YUI) | 1 - 14 | 1 | "Uso" (por SID) | 1 - 14 |
| 2 | "Hologram" (por NICO Touches the Walls) | 15 - 26 | 2 | "Let it Out" (por Miho Fukuhara) | 15 - 26 |
| 3 | "Golden Time Lover" (por Sukima Switch) | 27 - 38 | 3 | "Tsunaida Te" (por Lil'B) | 27 - 38 |
| 4 | "Period" (por Chemistry) | 39 - 50 | 4 | "Shunkan Sentimental" (por SCANDAL) | 39 - 50 |
| 5 | "Rain" (por SID) | 51 - 64 | 5 | "RAY OF LIGHT" (por Shoko Nakagawa) | 51 - 63 |
Filmes[editar | editar código-fonte]
Um filme que dá continuidade à história do anime, Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa, foi produzido pelo estúdio Bones, dirigido por Seiji Mizushima, escrito por Sho Aikawa e estreou nos cinemas japoneses em 23 de julho de 2005.[48] Neste longa-metragem, Edward Elric, que tem vivido por dois anos em um mundo paralelo, tenta retornar para sua terra natal, enquanto Alphonse está igualmente determinado em se reunir com seu irmão.[49]
Após o fim do segundo anime, foi anunciado um novo filme de Fullmetal Alchemist.[50] Um trailer foi liberado em novembro de 2010 no site oficial de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, confirmando que o longa intitulado Fullmetal Alchemist: The Sacred Star of Milos, dirigido por Kazuya Murata e escrito por Yūichi Shinpo iria estrear no verão de 2011.[51] Ambientado durante a história de Fullmetal Alchemist: Brotherhood, o filme mostra os irmãos Elric indo para um novo país, Creta, para capturar um alquimista que utiliza uma forma incomum de alquimia.[52]
Light novels[editar | editar código-fonte]
Uma série de seis light novels baseadas em Fullmetal Alchemist foi escrita por Makoto Inoue e publicada pela Square Enix entre 28 de fevereiro de 2003 e 22 de março de 2007.[53] [54] [55] Embora não tenha as escrito, Arakawa foi a ilustradora das novels.[56] Os jogos eletrônicos Fullmetal Alchemist and the Broken Angel, Curse of the Crimson Elixir, Kami o Tsugu Shōjo, Akatsuki no Ōji e Tasogare no Shōjo também foram adaptados para o que a Square Enix chamou de "game novels". A primeira foi escrita por Makoto Inoue, as duas seguintes por Jun Eishima e a última por Sōmichi Machida (os jogos Akatsuki no Ōji e Tasogare no Shōjo foram transformados em apenas um livro).[26] [53] [57]
Drama CDs[editar | editar código-fonte]
Duas séries de áudio dramas de Fullmetal Alchemist foram criadas. A primeira edição da primeira série, Fullmetal Alchemist: Sareki no Daichi (砂礫の大地?), foi lançada em 28 de março de 2003.[58] Em seguida, foram lançados outros dois volumes; Itsuwari no Hikari, Shinjitsu no Kage (偽りの光 真実の影?), em 28 de maio de 2004, e Togabitotachi no Kizuato (咎人たちの傷跡?), em 31 de maio de 2005.[59] [60] A segunda série foi disponível apenas através da aquisição da Weekly Shōnen Gangan. Foram lançadas duas histórias, cada uma em duas partes. A primeira, Fullmetal Alchemist: Kiri no Ogutāre (霧のオグターレ?), foi incluída nas edições de abril e maio de 2004, enquanto a segunda,Fullmetal Alchemist: Tenjō no Hōkan (天上の宝冠?), foi lançada nas edições de novembro de dezembro da revista.[61] [62] [63] [64]
CDs[editar | editar código-fonte]
A trilha sonora de Fullmetal Alchemist foi composta por Michiru Ōshima,[30] que ganhou 5º Tokyo Anime Award na categoria "Melhor Música" por seu trabalho em Conqueror of Shamballa.[65] Três trilhas sonoras intituladas TV Animation Fullmetal Alchemist Original Soundtrack foram lançadas: a primeira, em 24 de março de 2004;[32] a segunda, em 15 de dezembro de 2004;[32] e a terceira edição, em 18 de maio de 2005.[32]
Foram lançados em 14 de outubro de 2004 e 21 de dezembro de 2005, os álbuns de compilação Fullmetal Alchemist: Complete Best e Fullmetal Alchemist Hagaren Song File (Best Compilation), respectivamente.[32] A trilha sonora do primeiro filme foi lançada em 20 de julho de 2005.[66] Em dezembro de 2004, um concerto chamado "Tales of Another" foi organizado em Osaka e em Tóquio, onde ocorreram apresentações das músicas que estiveram presentes no anime e narrações feitas pelos dubladores.[32] [67] O concerto foi lançado em um DVD intitulado Fullmetal Alchemist Festival - Tales of Another Mō Hitotsu no Monogatari - (もうひとつの物語?), em 27 de abril de 2005.[68]
Fullmetal Alchemist: Brotherhood teve Akira Senju como compositor.[69] Três CDs com a trilha sonora da série foram lançados: em 14 de outubro de 2009, em 24 de março de 2010 e em 7 de julho de 2010.[70] [71] Fullmetal Alchemist Final Best, um álbum de compilação, foi lançado em 28 de julho de 2010.[70] A trilha sonora do segundo filme, composta por Taro Iwashiro, foi lançada em 29 de junho de 2011.[72]
Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]
No Brasil foi lançado pela Focus Filmes, que primeiramente lançou 3 boxes em versões sem cortes e censura. Mas com vendas baixas demorou muito pra lançar o último box que concluiria a série. Então, em 2010 foi lançado o 4º box que teve uma enorme polemica por ter episódios censurados e cortados. Então, novamente em 2014 foi relançado dia 25 de Julho o box Digistack com 10 dvds do anime completo, que atualmente se encontra com novos erros, como a presença de 3 episódios estando censurados e com cortes e extras que não funcionam, dentre outros. A focus corrigiu os erros, mas em algumas lojas estão vendendo a versão com problemas, como a Saraiva.
INFORMAÇÕES RETIRADAS DE WIKIPEDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário